RS registra aumento de feminicídios em outubro; homicídios e latrocínios caem

De acordo com dados divulgados pela Secretaria da Segurança Pública do Estado (SSP) recentemente, em outubro deste ano foram registrados 10 feminícidios. No mesmo período de 2022, eram 9. O aumento foi de 10%.

O homicídio e latrocínio no Rio Grande do Sul também apresentaram queda: 7% e 60%, respectivamente. No mesmo período do ano passado, foram registrados 142 assassinatos, já no mês passado, 132. Os latrocínios ocorreram duas vezes em outubro deste ano, enquanto em 2022, no mesmo mês, cinco.

Os indicadores criminais, divulgados mês a mês, ainda mostram que houve redução de roubos de veículo (31%), abigeatos (23%) e assaltos a transporte coletivo (33%). As estatísticas são compiladas pelo Observatório Estadual da Segurança Pública (Oesp) do Rio Grande do Sul, com base nos dados encaminhados pelas forças de segurança.

Feminicídios no Rio Grande do Sul

Apesar de terem registrado aumento de 10%, quando comparado a outubro de 2022, os casos de feminicídio tiveram redução de 19,6% considerando o acumulado dos 10 primeiros meses do ano, com 18 ocorrências a menos em relação ao mesmo período do ano passado.

Projetos como o Monitoramento do Agressor, que inspeciona casos de violência doméstica, têm atuado no combate à esse tipo de crime. Por meio desta iniciativa, tornozeleiras eletrônicas são instaladas nos homens agressores e alertas são aplicados nos celulares das vítimas, informando sobre eventual aproximação do agressor em descumprimento de medidas protetivas.

De acordo com a SSP, mais de 50 dispositivos estão em operação em 14 cidades do Rio Grande do Sul. Desde junho deste ano, 11 agressores já foram presos por descumprirem o raio de distância determinado pela Justiça. Em breve, regiões como o Vale do Sinos e o Litoral Norte também serão contempladas pelo Monitoramento do Agressor. As informações são do portal GZH.

Imagem: Reprodução / UFSM / Íntegra Agência Experimental