RS possui rios de alto risco após fortes chuvas no estado; veja lista

O Rio Grande do Sul está sujeito a mais um evento trágico em relação às chuvas extremas que já causaram vítimas fatais nas últimas semanas. A lista de rios que são de maior risco, conforme a MetSul Meteorologia, inclui os rios Quaraí, Ibirapuitã, Camaquã, Jaguarão, Santa Maria, Vacacaí, Ibicuí, Jacuí, Pardo, Sinos, Pardinho e Gravataí.

Sendo assim, o aviso inclui o Lago Guaíba, que subiu consideravelmente nas últimas horas e atingiu quase 2,7 metros no Cais Mauá, logo no começo da manhã desta quinta-feira (14). Confira mais informações sobre o alerta para a população gaúcha!

Volumes de chuva são excessivos

Os volumes de chuva entre segunda-feira (11) e o começo desta quinta (14), somaram na rede do Instituto Nacional de Meteorologia volumes intensos, como:

  • 221 mm em Caçapava do Sul;
  • 178 mm em Camaquã;
  • 140 mm em São Vicente do Sul;
  • 166 mm em Encruzilhada do Sul;
  • 113 mm em Bagé e Porto Alegre;
  • Entre vários outros municípios com concentração de chuva.

Com a chuva excessiva em pouco tempo, os rios tendem a subir de nível, podendo invadir a área urbana e atingir moradores, como o acontecido no Vale do Taquari nos últimos dias. 

Vale ressaltar que, mesmo sem maior vazão, o Guaíba represa o Sinos em Canoas e o Gravataí entre Cachoeirinha e Gravataí, o que acaba por gerar um segundo represamento no Arroio Feijó, na zona Norte de Porto Alegre e em Alvorada. Por isso, os dois rios estão na lista de risco.

De acordo com informações da MetSul Meteorologia, o ideal é se proteger das chuvas intensas e atentar-se aos sinais do clima, a fim de evitar possíveis tragédias e deixar os locais com enchentes e correntes de água.

Imagem: Reprodução / Alex Rocha / PMPA