RS pode ganhar novos voos para EUA e Itália; saiba o motivo

Uma nova redução de Impostos sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para querosene no estado gaúcho poderá buscar turbinar os voos internacionais. Por isso, os novos voos para os Estados Unidos e Itália podem surgir no Rio Grande do Sul.

Nos mesmo moldes do incentivo a rotas regionais, que ampliaram as operações para as cidades do interior gaúcho, deve ser assinado nesta quarta-feira (4), pelo governo do Estado, o decreto de incentivo à aviação internacional.

Confira mais detalhes sobre as negociações e a decisão, que deve ser concretizada nos próximos dias!

Negociação para novos voos internacionais

Vale lembrar que a negociação estava sendo puxada pela Frente Parlamentar em Defesa da Aviação Civil na Assembleia Legislativa, que tem o deputado Frederico Antunes (PP) como presidente.

Com isso, a medida valerá para o combustível usado no abastecimento das aeronaves a partir de 2024. Além disso, também poderão usufruir apenas as companhias aéreas cadastradas no Programa Estadual de Desenvolvimento da Aviação Regional (PDAR-RS).

A expectativa é de que os voos internacionais aumentem suas demandas. A Azul, por exemplo, deve anunciar voos diretos de Porto Alegre para Fort Lauderdale (na Flórida, Estados Unidos) e Rivera (Uruguai).

Já da Latam, espera-se rotas para a Itália, ligando a capital gaúcha à Roma ou Milão. Por outro lado, a Gol deve analisar operações para Buenos Aires e Rosário, na Argentina.

ICMS menor para querosene

Segundo o decreto de 2020 para a aviação regional, a alíquota do ICMS do querosene pode ser reduzida em até 4%, conforme a oferta de rotas, a frequência de voos realizados e a quantidade de combustível utilizados pelas companhias.

Até então, a queda chegava até 5% e, além disso, foram flexibilizadas as metas de abastecimento impostas às companhias para usufruir dos benefícios. Por isso, a meta é alcançar mais turistas e aumentar os voos internacionais.

Foto: Onlyyougq/freepik.com