RS e PR estão entre os estados com nomes MAIS estranhos do Brasil; saiba quais são eles

Com tantas cidades espalhadas pelo Brasil, é comum que algumas, principalmente do Paraná e do Rio Grande do Sul, tenham nomes considerados um pouco peculiares, que acabam virando motivo de piada. Entretanto, apesar dessa “estranheza”, existem significados interessantes e um tanto históricos por trás de cada palavra.

Neste artigo, confira quais municípios paranaenses e gaúchos fazem parte do top 10 das cidades com nomes mais esquisitos e se surpreenda com suas origens. As informações são do site NSC Total.

Paraná e Rio Grande do Sul se destacam em lista de cidades com nomes mais estranhos do Brasil

Arroio dos Ratos, no Rio Grande do Sul

Não se sabe ao certo a origem desse nome, porém, a lenda diz que ele surgiu por conta da grande quantidade de uma espécie de roedor que ficava no arroio que banha a cidade de um extremo ao outro.

Cidade de Espumoso, no Rio Grande do Sul

A cidade recebeu esse nome devido a quantidade de espuma que descia de suas cachoeiras. Perto do moinho, ela girava com a água e formava uma paisagem que atraia muitos visitantes.

Rolândia, no Paraná

Essa cidade é destaque na lista de nomes estranhos e sempre acaba se tornando motivo de piada, porém, sua origem é bem simples: trata-se de uma homenagem a Roland, legendário herói alemão, que na Idade Média guerreava ao lado de seu tio, Carlos Magno, e seu lema era lutar pela “liberdade e justiça”.

Ampére, no Paraná

A lenda diz que o nome surgiu por conta de um grupo de pescadores que estavam de passagem pela cidade, e que durante a noite, ficaram conversando sobre a quantidade de ampéres que se conseguiria com a construção de uma barragem no rio que estavam.

Anta Gorda, no Rio Grande do Sul

Segundo os falatórios, durante a colonização da cidade gaúcha, uma anta bem grande foi morta na região, e que a partir disso, os moradores passaram a usar o ocorrida para se referir à área.

Além dessas cidades sulistas, Passa Tempo (Minas Gerais), Jardim de Piranhas (Rio Grande do Norte),
Solidão (Pernambuco), Ponto Chique (Minas Gerais), Passa e Fica (Rio Grande do Norte), Fruta de Leite (Minas Gerais) e Venha-Ver (Rio Grande do Norte) compõem o ranking.

Imagem: Divulgação / Prefeitura de Anta Gorda