Robô ajudando em Prefeitura do RS? Conheça essa nova tecnologia

Desenvolvido pela Controladoria-Geral de Santa Catarina (CGE-SC), o robô Cintia será disponibilizado pelo governo do Estado para a prefeitura de Porto Alegre no Rio Grande do Sul. O empréstimo não será de toda a tecnologia, mas o órgão gaúcho terá acesso integral ao código-fonte de Cintia.

A inteligência artificial da CGE-SC auxilia o trabalho de monitoramento dos auditores a partir da coleta dos dados das licitações e contratos publicados no Diário Oficial do Estado.

Em Porto Alagre, o robô Cintia irá ter suas funções adaptadas à administração municipal da capital gaúcha e estará sob a guarda da Controladoria-Geral do Município. Uma reunião on-line entre a CGE-SC e a CGM-PA selou o acordo do empréstimo.

“Estamos providenciando a disponibilização na plataforma GitHub e no Portal de Dados Abertos do Estado”, afirmou Edson Rosa Gomes da Silva, coordenador de Informações Estratégicas da CGE à imprensa oficial do Estado de Santa Catarina. Silva quis destacar que a CGM-PA não será o único órgão do município a utilizar dos serviços.

O compartilhamento do código-fonte objetiva a análise de dados em bases desestruturadas disponíveis nos diferentes níveis da administração pública.

Batismo do robô

O nome Cintia é um acrônimo formado a partir das iniciais da sua função: Coleta de Informações para Tratamento Inteligente e Análise. O robô trabalha organizando volumes consideráveis de informação que manualmente seriam impraticáveis. 

O Grupo Gestor do Governo autorizou um total de 16 mil licitações durante todo o ano de 2022. Todos os contratos vencidos foram publicados no Diário Oficial (DOE), resultando num montante de R$ 24 bilhões em ativos para o governo estadual.

Painéis de business intelligence coletam e organizam os dados publicados no DOE.

Criação e projeto

De acordo com a assessoria de imprensa do governo de SC, o robô Cintia é um código desenvolvido na linguagem de programação Python. Seu desenvolvimento foi interno em órgãos do governo e contou com a participação dos bolsistas do Programa Integrado de Inovação do Controle, parceria da CGE com a Fapesc.