Rio Uruguai transborda e causa transtornos em região do RS

2.237 pessoas estão fora de suas casas nos municípios de São Borja, Itaqui e Uruguaiana, na Fronteira Oeste do RS por conta do transbordamento do Rio Uruguai. O número mais que dobrou desde a última sexta-feira (20), quando 878 moradores estavam desabrigados e desalojados.

Em Itaqui, 739 pessoas já foram afetadas. Até o início da tarde desta segunda-feira (23), o nível do rio na cidade tinha subido 32 centímetros. Ele está marcando 12 metros, sendo 3m70cm acima da cota de inundação, e deve continuar subindo.

Ele também deve subir mais até terça-feira (24) em Uruguaiana, onde 839 pessoas estão desabrigadas e desalojadas. No município, o rio está marcando 11m05cm, sendo que a cota de inundação é de 8m50cm.

Em São Borja, a quantidade de afetados é de 659. Lá, o rio diminuiu 10 centímetros nas últimas horas, mas continua acima da cota de inundação, marcando 14m15cm.

Entenda o que causou o aumento do nível do Rio Uruguai

De acordo com o coordenador da Defesa Civil da região, Capitão Luís Sandro de Souza Martins, ” o aumento da bacia do baixo Uruguai ocorre em decorrência das chuvas no início da semana na nascente do Rio Uruguai em Santa Catarina que cresceram demais no final de semana anterior e durante a última semana, bem como a região Noroeste do Estado, onde choveu muito.”

A Defesa Civil tem atuado na remoção de famílias atingidas e recomenda que a população das áreas atingidas entre em contato com o órgão antecipadamente para que o processo de remoção ocorra de forma segura. Também está sendo feito o monitoramento das condições meteorológicas em Santa Catarina e no Noroeste.

Coordenadoria Estadual de Defesa Civil

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil na rua Gen. Andrade Neves 106 – Bairro Centro Histórico
11º andar, em Porto Alegre.
Fone: 51 3221 7098

Imagem: Defesa Civil do Rio Grande do Sul / Divulgação