Rio Grande do Sul pode ter maior quantidade de chuva em meses! Saiba mais

Previsão do tempo para os próximos dias aponta que o Rio Grande do Sul pode lidar com as maiores chuvas dos últimos meses. Segundo projeções da MetSul Meteorologia, devem ocorrer diversas pancadas a partir da sexta-feira (3) em todo o estado, seguindo até domingo e o início da próxima semana.

Os volumes de chuva devem ficar na marca de 30 mm a 50 mm, mas em alguns pontos do estado, é possível chegar a até 100mm. Os impactos mais significativos devem ocorrer após domingo. Confira abaixo mais detalhes sobre o tempo nos próximos dias do Rio Grande do Sul.

Risco de temporais

Com a expectativa de um tempo mais intenso, a MetSul alerta para o risco de temporais no fim de semana. Segundo os especialistas, ainda que o alto volume das chuvas possa representar algo benéfico para as zonas rurais, nas cidades o resultado pode ser de alagamentos. De acordo com a empresa, há risco de fortes rajadas de vento e queda de granizo.

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) corrobora a possibilidade, tendo emitido um alerta para possíveis tempestades na manhã desta sexta-feira (3), no setor oeste do Rio Grande do Sul. Não há certeza para os próximos dias, pois as projeções são mais favoráveis a chuvas estáveis, apontam os especialistas.

Chuva ainda não será suficiente para o fim da estiagem

Mesmo com a previsão, é bom manter as expectativas baixas em relação às próximas chuvas e seu impacto na estiagem. De acordo com a MetSul, mesmo os volumes mais expressivos dos próximos dias não serão o suficiente para cobrir a seca de múltiplos meses.

No entanto, a empresa afirma que a chuva pode ajudar vários pontos do estado. Segundo os dados mais recentes da Defesa Civil do Rio Grande do Sul, mais de 300 municípios já noticiaram declaração de Situação de Emergência em decorrência da estiagem. No momento, o Governo Federal trabalha em medidas de apoio aos municípios afetados.