Rio Grande do Sul: 62 municípios já declararam situação de emergência por conta deste motivo

62 municípios do Rio Grande do Sul já declararam situação de emergência por conta do desabastecimento de água. A estiagem se iniciou ao final de 2022 e segue causando problemas para toda a região gaúcha. O estado teve poucas chuvas, que ocorreram de forma mal distribuída.

Entre os municípios que já decretaram emergência, 16 já foram reconhecidos pelo governo do Estado, e apenas 4 já tiveram reconhecimento do governo federal. Os demais aguardam aprovação para repasse de verba para lidar com os danos da estiagem. Confira mais detalhes abaixo.

Emergência da estiagem no Rio Grande do Sul deve continuar

Segundo previsão da Sala de Situação da SEMA (Secretaria Estadual de Meio Ambiente), as chuvas continuarão a ocorrer de forma irregular pelo mês de janeiro e não serão suficientes para amenizar a situação. A estiagem está ocorrendo em decorrência do fenômeno La Niña, que gera diminuição de temperatura nas águas do Oceano Pacífico equatorial. O fenômeno deve continuar durante o começo do ano.

Mesmo com o Boletim Hidrometeorológico Mensal da SEMA apontando um retorno das chuvas em fevereiro, a distribuição destas ainda deve ser irregular, fazendo com que o quadro continue abaixo do esperado para um nível normal de pluviosidade.

Apenas em março pode se esperar uma melhora no quadro, com regularização das chuvas e a diminuição da La Niña. A região central de Oeste a Leste do rio Grande do Sul deve ter chuvas regulares e com volumes acima dos últimos meses. No entanto, no extremo Norte e a área da fronteira com o Uruguai, os índices ainda estarão abaixo do esperado.