Reserva de combustível: saiba até onde é seguro rodar sem abastecer

Não é novidade que o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) prevê uma série de normas para que o motorista dirija com segurança. Entre as regras que costumam não ser tão conhecidas está a pane seca.

Esta regra consiste em um veículo parado sem gasolina, que pode ser flagrado pelas autoridades e ser multado em R$ 130,16. Além disso, o motorista vai receber quatro pontos na habilitação, caso seja encontrado em uma situação como esta.

Por isso, iremos destacar os motivos pelo qual você não deve deixar seu carro rodar na reserva, além da multa que pode ser aplicada!

Mas afinal, quanto tempo um carro pode rodar na reserva?

De acordo com informações divulgadas, não há um tempo certo para que um carro possa rodar com o tanque na reserva, pois dependerá de uma série de fatores, sendo desde o modelo e o seu fabricante até a eficiência do combustível.

A luz indicadora de combustível pode acender quando o tanque estiver com cerca de 10 a 15% da sua capacidade total. Isso pode representar de um a quatro galões de combustível, podendo rodar entre 32 km a 48 km.

Segundo o site Mega Curioso, os condutores que decidem andar mais devagar com o seu carro podem economizar os últimos litros de combustível. Sendo assim, é importante não usar componentes como o ar-condicionado, que impactam diretamente no consumo.

Consequências de dirigir com o tanque na reserva

Os números apresentados são até razoáveis, porém, há consequências em andar com o carro na reserva. Os problemas gerados são enormes, podendo afetar até mesmo a bomba de combustível.

Sem contar a possibilidade de multa, que pode trazer ainda mais dor de cabeça para o condutor. Com isso, não esqueça de reabastecer sempre que estiver com o tanque na reserva, a fim de evitar prejuízos financeiros maiores.

Imagem: Divulgação / SEFAZ-RS