Regiões montanhosas são ótimos locais para conhecer em SC

Santa Catarina é um estado que atraí muitos turistas durante o período do outono e do inverno. Um dos principais motivos são suas montanhas: a região catarinense é repleta de pontos de elevada altitude, destinos desejados durante a época do frio.

Dessa forma, as regiões montanhosas são uma excelente opção entre os pontos turísticos para se visitar em SC. Por isso, separamos abaixo algumas das melhores opções para se visitar em Santa Catarina, incluindo também dicas paras as viagens.

Regiões montanhosas para se visitar em Santa Catarina

As regiões montanhosas incluem ótimas opções para os turistas — em vários locais, é possível ver o sol nascer mais cedo, aproveitar áreas de banho, penhascos, rios, entre outros. É essencial se preparar corretamente, com roupas para frio, equipamentos de segurança e também explorar com cautela.

Uma das opções mais conhecidas em SC se localiza próximo à cidade de Bom Retiro, considerada a porta de entrada da Serra Catarinense. O território se localiza também em parte no Alto Vale do Itajaí, resultando em grandes variações de altitude.

O principal ponto nesta região é o Morro Bela Vista do Ghizoni, na divisa entre Bom Retiro e Urubici. Localizado a 1.823,59 metros de altitude, a região chega próxima às nuvens e a sensação térmica já alcançou a impressionante marca de -20 °C.

Outra conhecida opção é a cidade de Alfredo Wagner, onde se localiza a formação de rochas Soldados de Sebold, com quatro rochas de 90 metros de altura. Há diversas montanhas na região — os turistas podem escolher, por exemplo, acampar no Campo dos Padres, a 1.750 metros de altitude.

Os visitantes também podem escolher visitar Bom Jardim da Serra, onde se localizam três grandes cânions. Na área, há cerca de 12 km de extensão com diversos penhascos e montanhas, como o Cânion do Funil.

Imagem: Reprodução / Anelize Draeger / Wikimedia Commons