Região Sul do Brasil em alerta para alto risco de tempestades

Alerta para a população: os estados da Região Sul do Brasil estão sob forte risco de tempestades. De acordo com a MetSul Meteorologia, há chance de eventos extremos para as regiões de Santa Catarina e Rio Grande do Sul nesta quarta-feira (23).

Conforme divulgado pela previsão do tempo, o aquecimento da atmosfera aumenta a formação de instabilidades, com risco para temporais isolados em determinados pontos dos estados. A região com maior risco é o Rio Grande do Sul.

“Podem se dar episódios de vendavais isolados muito fortes a intensos com risco de fenômenos severos isoladíssimos de vento extremo, capazes de gerar danos estruturais, queda de árvores e cortes de energia.”, afirma a meteorologista Estael Sias, da MetSul. Confira mais informações abaixo.

Risco de tempestades em estados da Região Sul

De acordo com a previsão, a quarta-feira deve se iniciar com ar muito quente e pressão atmosférica baixa, fatores determinantes para a formação de instabilidades. Além disso, o avanço de uma frente fria contribui para o risco de tempestades.

O perigo será maior na área de transição do ar quente para o ar mais frio. No Rio Grande do Sul, há maior risco para municípios localizados no Centro, Metade Sul, parte do Oeste, e do Leste Gaúcho, incluindo Porto Alegre.

Há a possibilidade de formação de supercélulas isoladas de tempestade, nas quais podem ocorrer chuvas intensas. Além disso, existe também um grande risco de vendavais: é possível que sejam registradas ocorrências intensas e localizadas de vento. Segundo a previsão, não se deve descartar a chance de microexplosões e até mesmo de tornados.

Esses vendavais isolados podem resultar em danos estruturais, cortes no fornecimento de energia e queda de árvores. Há também possibilidade de ocorrências de granizo de tamanho variado, em especial no Rio Grande do Sul e partes de Santa Catarina.

Imagem: Reprodução / Alex Rocha / PMPA