Região do RS será fortemente atingida por ciclone nesta quarta (27)

Um novo ciclone extratropical se formou na costa da região Sul do Brasil e poderá provocar temporais e reforçar a instabilidade do tempo no Rio Grande do Sul nesta quarta-feira (27), de acordo com a MetSul Meteorologia.

Vale ressaltar que a formação do fenômeno ocorre em função de uma área de baixa pressão que se desloca da Argentina e do Paraguai para a região nesta terça-feira (26). Sendo assim, a instabilidade será prejudicial aos moradores e autoridades devem ficar em alerta para novos pedidos de auxílio.

O centro de baixa pressão cruzará pelo Rio Grande do Sul e por Santa Catarina, provocando fortes ventos e chuva intensa.

Ciclone não será tão intenso

De acordo com o instituto, apesar de se tratar de um ciclone extratropical, ele não será tão intenso como os primeiros ciclones registrados na região neste ano.

Contudo, temporais podem ocorrer já a partir desta terça-feira (26), podendo ter raios, vendavais isolados e granizo. Os granizos são o que mais preocupa as autoridades, podendo ser prejudicial dependendo da sua intensidade e tamanho.

Já nesta quarta-feira (27), o ciclone formado pode provocar ventos de 60 km/h a 80 km/h, mas com picos de 80 km/h a 90 km/h em algumas áreas da orla. 

Regiões em alerta no RS e SC

Confira quais são as regiões que estão em alerta para este ciclone extratropical:

  • área da Lagoa dos Patos;
  • sul da Grande Porto Alegre;
  • leste da Serra Gaúcha;
  • litoral gaúcho;
  • planalto Sul-Catarinense;
  • costa catarinense

Vale lembrar que no final de semana passado, o sul do país já foi alvo de temporais e queda de granizo, com grandes consequências dos temporais e várias famílias desabrigadas e desalojadas. Fique atento às condições climáticas!

Imagem: Reprodução/Defesa Civil