Rede municipal de Porto Alegre disponibiliza rematrícula para 2023 nesta quinta

A rede municipal de ensino de Porto Alegre iniciará, nesta quinta-feira (6), o período de rematrícula dos estudantes da Capital. O processo é gratuito e deve ser feito por pais ou responsáveis dos estudantes nas escolas frequentadas pelos alunos.

Os estudantes que foram maiores de 18 anos podem realizar a rematrícula por conta própria.

O prazo para a rematrícula na Educação Infantil irá até o dia 31 de outubro. Para os demais níveis de ensino será possível fazer o processo até 30 de novembro. 

Caso alunos ou responsáveis não compareçam nas escolas para efetuar a rematrícula poderá ocorrer uma perda de vaga na instituição em que os estudantes estão atualmente matriculados. 

Segundo Sônia Rosa, secretária municipal da Educação de Porto Alegre, o processo é também uma oportunidade de aproximar a família das escolas. Para ela, é importante que os responsáveis pelos estudantes não percam o prazo para garantir o acesso dos jovens à educação. 

De acordo com a Secretaria Municipal da Educação (Smed), para realizar o processo de rematrícula é preciso apresentar, nas instituições de ensino, o documento de identificação do responsável ou, no caso dos alunos acima de 18 anos, o próprio documento. A escola informará caso seja necessário mais documentos para fazer a atualização do cadastro do estudante. 

Em Porto Alegre há mais de 314 compondo a rede municipal de ensino. Estão matriculados nas escolas da Capital 79.415 estudantes.