Receita Federal faz apreensão inusitada em encomenda dos correios no RS

Na manhã desta terça-feira (25), a Receita Federal interceptou uma encomenda enviada pelos Correios contendo uma inusitada descoberta. Dentro da caixa de papelão, inicialmente despachada como um livro, foi encontrada uma aranha-do-mar. De acordo com as autoridades, o animal já estava sem vida quando foi encontrado.

O pacote estava sendo enviado de Chuí, cidade na fronteira com o Uruguai, para um destino em Minas Gerais.

Aranha-do-mar é encontrada em encomenda dos Correios no Rio Grande do Sul e levanta suspeitas de biopirataria

Após interceptarem a encomenda, os agentes da Receita Federal entraram em contato com o Ibama (Núcleo de Fauna do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) para analisar o conteúdo. Foi constatado que se tratava de um espécime de aranha-do-mar da espécie Colossendeis megalonyx, que pode ser encontrada nas profundezas do oceano e possui uma envergadura que varia entre 40 e 50 centímetros.

Como não havia documentação, a entrada do animal no Brasil foi considerada irregular e a aranha-do-mar será entregue ao Ibama para investigação da sua procedência. Se for confirmado que se trata de uma espécie exótica de introdução e criação proibidas no país, os envolvidos poderão ser responsabilizados pela infração de biopirataria.

Descoberta de lagarto proibido em ônibus durante fiscalização em Chuí

Em uma ação de fiscalização de rotina, agentes da Receita Federal apreenderam um lagarto da espécie Gecko Leopardo em um pacote no bagageiro de um ônibus em Chuí, no dia 11 de abril. A criação dessa espécie é proibida no Brasil e a descoberta ocorreu quando o veículo chegava à rodoviária da cidade. A Equipe de Vigilância e Repressão da Inspetoria da Receita Federal está investigando a origem do animal e os responsáveis pelo transporte ilegal.

Foto: Receita Federal/Divulgação