Rachaduras causam desabamento de prédio no RS

Um prédio de quatro andares, localizado em Gramado, na Serra do Rio Grande do Sul, desabou na manhã desta quinta-feira (23). Nos últimos dias, a cidade apresentou diversas rachaduras no solo. De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, não há vítimas porque o local já havia sido evacuado no último fim de semana.

O desabamento da construção, que estava situada no bairro Três Pinheiros, foi registrado por volta das 6h. O colapso estrutural ocorreu por conta de rachaduras causadas pelas chuvas intensas que vem atingindo a cidade há alguns dias. A Prefeitura alertou que a instabilidade do solo segue e, que por isso, o local onde estava o prédio e o bairro de Três Pinheiros seguem isolados.

O Residencial Condado Ana Carolina, o edíficio em questão, já era dado como condenado. Segundo a prefeitura de Gramado, 31 pessoas estão em um abrigo montado no ginásio da Escola Senador Salgado Filho e os demais em casas de familiares e conhecidos.

Rachaduras espalhadas pelas ruas de Gramado

Ao longo desta semana, algumas rachaduras foram aparecendo nas ruas de Gramado. Até o momento, o Serviço Geológico do Brasil (SGB) avaliou a situação nos bairros Três Pinheiros e Planalto, e também em locais como Perimetral e Ladeira das Azaleias, onde há rachaduras no solo e risco de queda de barreiras,.

Diversas casas foram interditadas. De acordo com a Prefeitura, a região de Três Pinheiros está totalmente bloqueada para circulação e permanência de pessoas. Lá, estão sendo feitas avaliações severas. Em breve, o SGB deve elaborar um relatório para direcionar as tomadas de decisões.

“A Prefeitura de Gramado também deverá solicitar ao Serviço Geológico do Brasil outros estudos, a serem realizados no ano que vem, para fazer uma avaliação das áreas de risco em todo o município, não só as atingidas neste evento climático”, acrescentou.