Quase metade das cidades de SC são afetadas pelas chuvas no estado

Nesta quarta-feira (11), as chuvas intensas já voltaram a atingir Santa Catarina, de acordo com a Defesa Civil. O risco é moderado a alto para ocorrências como alagamentos, enxurradas, destelhamentos e danos à rede elétrica. 98 cidades já emitiram decretos de situação de emergência. Dos 295 municípios catarinenses, 136 ainda são afetados pelos temporais anteriores.

Nesta manhã, os temporais já atingiram áreas entre o Planalto Sul e Litoral Sul. Até o fim do dia, a instabilidade, decorrente de um deslocamento de um sistema de baixa pressão, avança ainda mais pelo Estado, o que combinado ao aquecimento aumenta as chances de temporais serem registrados nas demais regiões de SC. O risco para ocorrências associadas a destelhamentos, quedas de árvores e galhos, alagamentos e deslizamentos e inundações é alto, conforme avisos emitidos pela DC/SC.  

Conforme a previsão, acumulados que podem passar de 100 milímetros devem ser registrados em regiões como Meio-Oeste, planaltos Sul e Norte, Vale do Itajaí e Litoral. No Extremo-Oeste e Oeste os acumulados variam entre 40 e 70 milímetros, com áreas de maior intensidade.

Chuvas devem se estender em SC até o feriado

As chuvas devem se estender até o feriado de Nossa Senhora Aparecida, nesta quinta-feira (12). Os acumulados devem variar entre 70 e 100 mm nas áreas do Oeste, Meio Oeste, Planaltos, em todo o Vale do Itajaí, Litoral Sul, Grande Florianópolis e Litoral Norte. Em alguns momentos, os valores podem ultrapassar os 100 mm. No Extremo Oeste os acumulados ficam entre 40 e 70 mm. 

A Defesa Civil ainda informa que o risco para inundações é muito alto em todo o Vale do Itajaí, Planalto Norte, Planalto Sul e Litoral Sul. Na Grande Florianópolis, Litoral Norte e Meio Oeste o risco é alto.

Números em caso de emergência
190 – Polícia Militar
192 – Samu
199 – Defesa Civil

Imagem: Roberto Zacaria/Secom-SC/Divulgação