Quantidade de resíduo removida em trecho do Guaíba na Zona Sul assusta moradores

O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), com o avanço do serviço de dragagem de arroios e valas da Zona Sul de Porto Alegre, nesta semana, teve nova frente de trabalho na Zona Sul: o trecho do Guaíba próximo à avenida de mesmo nome.

Desde março, no início do desassoreamento na região, já foram retirados 200 pneus e mais de 12 mil metros-cúbicos de resíduos – inclusive uma motocicleta furtada.

A retirada de resíduos sólidos da faixa de água junto à margem auxiliará no escoamento do acúmulo causado pelas chuvas, na prevenção de alagamentos na avenida Tramandaí e ampliará em até 1,6 metro a profundidade da foz do Arroio Capivara.

“Avanços importantes na zeladoria foram conquistados, mas ainda há muitos desafios para fazer de Porto Alegre uma cidade melhor para se viver”, ressalta o Gabinete de Comunicação Social da prefeitura, responsável pela coordenação da campanha.

Após a dragagem, durante um período de sete a dez dias, à beira do Guaíba, ficarão “ilhas” que ali permanecerão para depois serem carregadas e transportadas até um aterro sanitário.