Quando o frio vai embora do RS? Ótimas notícias para população gaúcha

Apesar da passagem do ciclone extratropical pelo Rio Grande do Sul deixar uma massa de ar frio no estado na última semana, o calor começa a se aproximar dos gaúchos. Desde o último sábado (15), os termômetros não passaram dos 10°C, e a semana começou da mesma forma, com frio intenso.

Além disso, Bagé na Campanha gaúcha marcou -2°C no início da semana, com formação de geada, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia. A mesma temperatura se repetiu em Dom Pedrinho.

Confira a previsão do tempo para os próximos dias na região gaúcha!

Calor deve aparecer nos próximos dias

O frio, que permaneceu até esta quinta-feira (20), deve passar até o início de sexta-feira (21). Em Porto Alegre, as máximas previstas estão em torno de 27°C para sexta e sábado.

Para São Borja, localizado na fronteira com a Argentina, o calor também deve estar presente. A previsão do Climatempo destaca temperaturas máximas de 29°C para sexta e 30°C para sábado.

De acordo com o professor do Programa de Pós-graduação em Meteorologia da Universidade Federal de Santa Maria, doutor Vagner Anabor, as temperaturas esperadas nos próximos dias não são comuns no inverno do Sul do país. Porém, já ocorreu em outros anos.

El Niño no Rio Grande do Sul

Outro fenômeno que deve ser destacado para os eventos climáticos do Rio Grande do Sul é a incidência do El Niño, que consiste em um aquecimento exagerado das águas superficiais do Oceano Pacífico Equatorial.

Sendo assim, os impactos deste fenômeno na região gaúcha devem chegar no final de setembro, de acordo com Lucas Fagundes, meteorologista da Secretaria do Meio Ambiente do Rio Grande do Sul e da Defesa Civil Gaúcha.

“Em razão da atuação do El Niño, a tendência é que tenhamos eventos de chuvas fortes e tempestades no Estado durante a primavera”, comenta Lucas.

Imagem: Quang Nguyen Vinh / Pixabay