Qual prato representa a cultura alimentar de Porto Alegre? Conheça o Concurso Mistura Típica

A 2ª edição do Concurso Mistura Típica, com inscrições abertas do dia 26 de setembro até 5 de outubro, vai revelar o prato que representa a cultura alimentar de Porto Alegre. Os candidatos devem enviar receitas com alimentos definidos em pesquisa.

Conforme uma pesquisa bibliográfica encomendada pela Associação de Bares e Restaurantes Seccional Rio Grande do Sul (Abrasel no RS) e feita pelo curso de Gastronomia da Unisinos, o trigo, o café, a erva-mate, o milho e o pinhão estão entre os elementos mais representativos da cultura alimentar da capital e servirão de base para a disputa da segunda edição do concurso Mistura Típica.

Organizado pela Abrasel no RS em parceria com a Unisinos e a prefeitura de Porto Alegre, o concurso está com inscrições abertas do dia 26 de setembro até 5 de outubro, os participantes devem elaborar pratos com o uso de dois ou mais ingredientes de uma lista que remeta elementos culturais, simbólicos, sociais ou históricos da capital dos gaúchos em celebração aniversário de 250 anos.

“É importante trazer concursos que valorizam a memória de Porto Alegre, principalmente em alusão aos 250 anos, pois é uma cidade com origens diversas e uma tradição multicultural forte. Gastronomia também é cultura e herança desses povos”, comenta João Melo, presidente da Abrasel no RS.

Como funciona o Concurso Mistura Típica?

A disputa acontecerá com duas categorias, amador para pessoa física que não atua no setor e profissional para estudantes de Gastronomia, chefes, cozinheiros e trabalhadores do ramo de forma geral.

A primeira parte consiste na seleção das melhores receitas será decidida por votação popular através do Instagram. A competição selecionará 5 finalistas de cada categoria para a última etapa em que eles vão preparar seus pratos ao vivo na cozinha do curso de Gastronomia da Unisinos em Porto Alegre, no dia 27 de outubro.

Os ganhadores de cada modalidade receberão premiação e a melhor receita ganha o título de “Porto Alegre no Prato”.

Os ingredientes que devem estar no prato dos competidores são: pinhão, erva mate, trigo, café, aipim, chocolate, cerveja, plantas alimentícias não convencionais (PANC), charque, milho crioulo, carnes, peixes e charcutarias em geral.