Quais times da Série A tem maiores chances de serem rebaixados em 2023? Veja ranking

Faltam 15 rodadas para Série A do Campeonato Brasileiro chegar ao fim e, enquanto alguns times estão sossegados na tabela, outros estão correndo contra o tempo, seja para conseguir classificação direta para Libertadores ou para permanecer na elite do futebol brasileiro, tentando se livrar da temida zona do rebaixamento.

Líder do Brasileirão, o Botafogo é o único time com a posição garantida no topo da tabela e isso acontece porque a diferença de pontos entre o Glorioso e o segundo colocado da competição, o Palmeiras, é de 10 pontos (respectivamente, 51 e 41). Como o clube carioca está com uma boa sequência, é difícil que o Alviverde Imponente ou qualquer outro time ultrapasse o Fogão.

Fluminense, Flamengo e Grêmio estão, respectivamente, com 38 e 39 pontos cada um, sendo que o rubro-negro e o Imortal Tricolor estão na zona de classificação direta para Libertadores. Logo, até o final da Série A, pode haver uma boa disputa para confirmar quem se classificou, quem disputa a fase classificatória para o torneio continental, quem disputa a Copa Sul-Americana e, por fim, que joga a Série B em 2024.

UFMG divulga quais são os times que mais tem chance de deixar a Série A

Atualmente, as equipes presentes na zona de rebaixamento são Santos, Vasco da Gama, América-MG e Coritiba. No entanto, mesmo fora da degola, equipes como Bahia, Goiás, Internacional e Corinthians, precisam tomar cuidado nas próximas rodadas da competição, visto que a diferença de pontos entre esses times e os que estão na berlinda, é pouca.

Segundo estudos do departamento de matemática da UFMG, o time com mais chances de ser rebaixado é o Coritiba, com 88.7%. Contando os que estão no Z4, o segundo com maior probabilidade é o América-MG, com 79.4%, seguido pelo Vasco da Gama, com 69.6% e, por fim, o Santos, com 56.5% de chances; confira abaixo as probabilidades completas:

Times com mais chances de ser rebaixado na Série A – Dados: UFMG