Quais os golpes mais aplicados contra idosos? Saiba como se proteger

Os golpes digitais têm se tornado cada vez mais populares e os idosos estão entre as principais vítimas dos golpistas. 

Estelionatários e criminosos em geral se aproveitam do pouco conhecimento que algumas pessoas possuem acerca da tecnologia ou vulnerabilidade social. Os cibercriminosos costumam se interessar por pessoas da terceira idade. 

Idosos caem em golpes virtuais

Em razão do isolamento social imposto pela pandemia da covid-19, um número considerável de idosos começou a utilizar smartphones. Outro fator também causado pela pandemia foi a digitalização dos recursos, bancos e outras instituições. 

Entre os golpes mais aplicados em pessoas da terceira estão as campanhas de phishing, que enviam emails, SMS e ligações telefônicas falando sobre questões relacionadas à aposentadoria. Nestes golpes, os bandidos comunicam ao idoso que o benefício recebido por este estaria bloqueado para que as vítimas forneçam dados ou até dinheiro. 

Links falsos também são um risco para os desavisados que clicam nestes. Estes endereços contém formas de capturar os dados pessoais dos idosos.

Roubos de contas do WhatsApp também estão entre os principais golpes dos quais sofrem os idosos.
Como proteger idosos destes tipos de golpes 

Dicas para se prevenir de golpes 

  • Informe os idoso sobre os riscos de golpes e fraudes. 
  • Os bancos nunca entram em contato solicitando a instalação de aplicativos ou enviam links para seus clientes sem que eles tenham pedido. Na dúvida, entre você mesmo em contato com seu banco pelo número de telefone que fica atrás do seu cartão ou compareça à sua agência para obter esclarecimentos.
  • Nunca instale aplicativos desconhecidos ou recebidos por mensagens instantâneas, SMS, WhatsApp ou e-mails.
  • Evitar baixar aplicativos bancários fora da loja oficial do sistema operacional do seu celular
  • Os aplicativos oficiais dos bancos já são seguros. Não há nenhum registro de violações de segurança registrados e não é necessário instalar nenhum aplicativo adicional para aumentar a segurança.
  • O cliente pode ver no próprio aplicativo, caso uma transação não tenha sido aprovada. Se não constar nada, é um sinal de que isso pode ser um golpe.
  • Sempre utilize a autenticação de dois fatores para autorização de transações.
  • Desenvolva o hábito de alterar as suas senhas regularmente, criando senhas fortes e as armazenando em segurança em um gerenciador de confiança.