PUCRS está oferecendo curso internacional gratuito; saiba como se inscrever

As smart cities, ou cidades inteligentes, são aquelas que utilizam a tecnologia para melhorar sua eficiência político-econômica e para amparar seu desenvolvimento. Atualmente, são a realidade de vários municípios do Brasil.

No país, as cidades que se encaixam nessa categoria são aqueles que investem no desenvolvimento urbano e na transformação digital, levando em conta fatores ambientais, socioculturais e econômicos.

Além disso, essas cidades costumam promover governança e gestão colaborativas, usando a tecnologia para solucionar problemas. O assunto é de suma importância e algumas universidades estão dando destaque para o tópico.

Importância do assunto em nível mundial

Uma das universidades que têm dado destaque para esse assunto é a Escola de Negócios da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), buscando criar espaços para dialogar com estudantes e professores sobre as cidades inteligentes.

Por isso, foi criado o Projeto de Pesquisa Aplicada Cap4city – Strengthening Governance Capacity for Smart Sustainable Cities Erasmus. 

“Planejar, discutir, implementar e avaliar cidades inteligentes é algo bastante complexo e precisa de um conjunto grande de atores da sociedade. Então, o projeto visa ensinar as pessoas a compreenderem os problemas nos municípios, para modelar as iniciativas e melhorar a qualidade de vida nessas regiões”, explica a professora da Escola de Negócios da PUCRS e coordenadora do Projeto Cap4city, Edimara Mezzomo Luciano.

Curso gratuito da PUCRS

Para isso, foi criado o curso aberto online MOOC (massive open course, em inglês). O curso irá reunir os conteúdos essenciais sobre as necessidades locais de países latino-americanos.

O curso pode ser acessado gratuitamente através do seu site. “Assim, os cidadãos estarão mais preparados e interessados para ajudar a solucionar os problemas dos municípios, por meio de tecnologias e campanhas públicas, como o orçamento participativo, o Pacto Alegre e o Centro 4D, na capital gaúcha”, completa a professora.

Foto: Pexels