Projeto oferece curso de português para imigrantes em São Leopoldo

O projeto Português como Língua de Acolhimento (PLAc), realizado em São Lourenço do Sul, presta atendimento a migrantes de diferentes país através das aulas voltadas às práticas sociais focadas no uso do português. 

A iniciativa que já está em sua quarta edição teve início em setembro e será realizada até o dia 16 de dezembro. Atualmente, 10 alunos com idades entre 11 e 50 anos, nove haitianos e um dominicano, participam do projeto. 

A ideia foi desenvolvida pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos (Sedhu), com a parceira do Senac — São Leopoldo e da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), por meio do Tarin (Programa de Atenção Humanitária a Migrantes e Refugiados) e o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi). 

Projeto acolhe imigrantes em município gaúcho

Nadir Maria de Jesus, secretária de Direitos Humanos de São Leopoldo, destaca a importância do PLAc. “É de suma importância o PLAc, pois essas pessoas escolheram nosso país, nosso Estado e nossa cidade em busca de uma vida mais digna e humanizada, tendo aqui o seu sustento e, muitas vezes, enviando valores para familiares que estão nos países de origem”, diz. 

Ao todo, são 44 horas de curso ministradas por alunas bolsistas do curso de Letras da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). “Tem sido uma das melhores coisas que aconteceram em minha caminhada acadêmica e pessoal. A cada aula, novas demandas surgem dos alunos, o que me leva a aprender coisas novas para poder auxiliá-los e crescer profissionalmente. Acredito que o que tenho aprendido com as aulas de PLAc, dificilmente aprenderia em outro lugar”, comenta Ariadyne, uma das professoras do curso. 

A coordenadora do projeto, Graziela Hoerbe Andrighett, destaca o objetivo de proporcionar a familiarização dos imigrantes com a língua portuguesa. “O curso também representa espaço para planejamentos pedagógicos, desenvolvimento de materiais didáticos e outros fazeres relacionados à formação de graduandos de cursos de licenciatura, como é o caso de nossas bolsistas do curso de Letras. Para além destes objetivos, consideramos a sensibilização para o tema da migração e a valorização de repertórios linguísticos e culturais como pontos muito relevantes”, explica.