Processo de automação de casas de bombas pluviais é iniciado pelo Dmae

Foi iniciado o processo de testes de automação da Estação de Bombeamento de Águas Pluviais (Ebap) da avenida Aureliano de Figueiredo Pinto, no bairro Praia de Belas. O Departamento Municipal de Água e Esgotos iniciou os trabalhos nesta quinta-feira (19).

De acordo com o diretor do Dmae, Alexandre Garcia, a intenção do projeto é aprimorar a eficiência das estações. “Nosso objetivo com essa ação é melhorar o controle e a operação das estações, ao tornar mais eficiente o uso dos seus equipamentos”.

24 estações serão automatizadas pelo Dmae

O processo de automação está sendo aplicado em 24 unidades operacionais, com 22 Ebaps e duas estações de controle, para o acesso remoto á casa de bombas. Segundo o diretor, as obras permitem a possibilidade monitorar e analisar os dados de operação das estações para avaliar seu estado em relação a região para a qual foi projetada. “Isso possibilita um acompanhamento constante das estações para saber se estão dentro das necessidades ou se precisa alguma ampliação de sua capacidade”, afirma Alexandre.

O Centro de Controle Operacional (CCO) das estações de bombeamento de água e esgoto receberá também atualização para monitoramento. A Ebap Silvio Brum não está incluída nos planos iniciais, por conta de obras de infraestrutura que estão sendo realizadas no local.

A empresa que realizará as obras é a Ecolux Engenharia e Iluminação, cujo contrato tem o prazo de entrega para até abril de 2023, com possibilidade de renovação para até mais oito meses. O valor total foi de R$ 2,9 milhões, usado de recursos do Dmae.