Primeira marca de chocolate e a mais antiga fica no RS; conheça

Praias, pontos turísticos espetaculares e MUITO chocolate são coisas que só o Rio Grande do Sul pode oferecer. Não é à toa que cidades do estado gaúcho, como Gramado e Canela, são conhecidas por seus chocolates de sabor indescritível, já que a primeira fábrica do verdadeiro chocolate do Brasil está situada no RS.

Em 17 de setembro 1891, após os imigrantes europeus trazerem o verdadeiro chocolate ao solo brasileiro, foi criado a fábrica de chocolate Neugebauer, pelos irmãos Franz e Max Neugebauer, com Fritz Gerhardt.

Inicialmente, a fábrica trabalhava apenas com a produção de doces, mas pouco depois, começaram a importar da Europa a receita do delicioso chocolate.

Em 1925, os empresários lançaram um produto que se tornou o grande destaque da marca: o Chocolate Refeição. Neste ano, a fábrica completa 132 anos.

Fábrica de chocolate está localizada em Arroio do Meio

A fábrica esteve sob as mãos dos irmãos Neugebauer até 1982, quando foi vendida para o Grupo Fenícia. Em 1998, foi vendida à Parmalat, que permaneceu com a empresa até 2002, quando foi novamente vendida, desta vez à Florestal Alimentos, de Lajeado, que exportou seus produtos para países como África do Sul, México, Colômbia, Costa Rica, Omã, Jamaica, Gana, Panamá, República Dominicana, Equador, Israel, Ilhas Fiji e Nova Zelândia.

Em 5 de janeiro de 2010, a fábrica foi vendida para o Grupo Vonpar, maior engarrafador da Coca-Cola dos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Assim, foi criada a Vonpar Alimentos S/A, transformando-a numa divisão de alimentos, que une as empresas Mu-Mu Alimentos, produtos lácteos e doces, e a Wallerius (candies).

Por fim, em 2013 foi inaugurada outra unidade no município de Arroio do Meio, também no Rio Grande do Sul. Dessa forma, a produção dos chocolates e doces passou a ser feita unicamente na segunda unidade.