Prefeitura de Porto Alegre anuncia grande novidade para população a partir de setembro

Nesta quinta-feira (17), o prefeito Sebastião Melo e o secretário do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade de Porto Alegre, Germano Bremm, anunciaram que o retorno do aluguel de patinetes elétricos na capital está marcado para o dia 15 de setembro. A novidade foi revelada durante o 2º Encontro Regional Iclei Sul, no Farol Santander.

A princípio, 400 equipamentos serão instalados no Centro Histórico e no bairro Bom Fim, pela empresa Whoosh, com sede na capital de Portugal, Lisboa. Nos próximos meses, podem ser disponibilizados até 1.000 patinetes.

“Estão voltando os patinetes para Porto Alegre. Serão 400 patinetes em setembro em um sistema muito moderno. Mobilidade é você ter um sistema que funcione, que tenha integração, que caiba no bolso do cidadão, mas que não faça poluição”, anunciou o prefeito Sebastião Melo.

Patinetes elétricos ficarão disponíveis por 24 horas em Porto Alegre

O serviço de patinetes elétricos ficará disponível durante o dia inteiro para uso. Serão cobrados R$ 3 para o desbloqueio, além de R$ 0,80 por minuto. Os equipamentos, que estão dentro dos critérios estabelecidos do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), poderão ser utilizados nas ruas e ciclovias de Porto Alegre. Eles contam com freio, amortecedor, buzina e luzes.

De acordo com o CEO da Whoosh, Francisco Forbes, os equipamentos estarão sempre na rua, descartando a necessidade de tirá-los e recolocá-los, como era feito antes, o que criava um problema de logística e sustentabilidade.

“Apenas iremos substituir as baterias dos patinetes e, para isso, prevemos a contratação de 30 pessoas nos primeiros meses de implantação. Eles irão orientar os usuários por chat ou telefone, trocar as baterias e trabalhar no galpão de manutenção”, revelou. “Inicialmente, o pagamento será com cartão de crédito, mas devemos implementar até outubro o pagamento por Pix”, concluiu o CEO da empresa.

Imagem: Reprodução / Giulian Serafim / PMPA