Prefeitura de grande cidade do sul irá investir em detectores de metais para escolas

O prefeito João Rodrigues, da cidade de Chapecó, em Santa Catarina, anunciou que diversas escolas municipais receberão detectores de metais. A medida tem o objetivo de reforçar a segurança dos alunos e profissionais depois dos recentes casos de ataques em colégios em todo o Brasil.

O equipamento instalado será um portão eletrônico para controlar o acesso no espaço de ensino, com detector de metais utilizando tecnologia similar à usada para proteção de bancos. Confira abaixo mais informações sobre a medida.

Detector de metais instalado em escolas de Chapecó

O anúncio foi feito pelo prefeito em um vídeo publicado nas redes sociais. No comunicado, ele afirma que o objetivo é “impedir que armas brancas ou de fogo entrem nas escolas e coloquem em risco a vida dos alunos e dos profissionais da educação.” Em seguida, ele afirma que pretende tratar os espaços como se fossem instituições particulares.

“Nós tratamos essa e outras escolas públicas como se fosse uma escola particular. Além da reforma no estabelecimento, nós resolvemos colocar o detector de metais, um portão eletrônico, o mesmo utilizado em um banco. Quem possuir qualquer tipo de arma branca ou revólver será barrado na porta”, afirmou o prefeito.

Ainda será realizada uma licitação para instalar os detectores de metais em todos os colégios da rede municipal. Até o momento, uma das instituições beneficiados foi a Escola Básica Municipal Severiano Rolin de Moura, usada pelo prefeito como exemplo no vídeo de divulgação.

O Brasil passa por um aumento no número de ataques a instituições de ensino. Nas últimas semanas, dois casos chocaram o país.

No dia 27 de março, um estudante de 13 anos atacou a escola estadual Thomazia Montoro, em São Paulo, matando a professora Elisabeth Tenreiro, de 71 anos, deixando dois alunos e outras três professoras feridas. Menos de duas semanas depois, no dia 5 de abril, um homem de 25 anos matou quatro crianças e deixou cinco feridas em um ataque a uma creche em Blumenau, em Santa Catarina.