Prefeito anuncia evacuação total de cidade do RS

O prefeito Ernani de Freitas anunciou a evacuação total de Eldorado do Sul, cidade fortemente afetada pelas enchentes no Rio Grande do Sul. Com uma população aproximada de 40 mil habitantes, a cidade enfrenta uma situação crítica, com muitas áreas completamente submersas e sem energia elétrica.

Prefeito fala sobre enchente em Eldorado do Sul

Em entrevista à Rádio Guaíba, o prefeito detalhou o cenário desolador. “Infelizmente teremos de fazer a evacuação total da cidade. Eldorado do Sul está tomada pela água, não tem luz e precisaremos deixar aqui somente as pessoas que ficarão responsável pelo rescaldo da enchente, claro, depois que a água baixar”, explicou Ernani de Freitas.

Além do caos causado pela inundação, a cidade enfrenta problemas como saques. “Não tivemos uma farmácia ou um comércio que não tenha sido saqueado. Tivemos pessoas com fome que saquearam mercados para poder se alimentar”, lamentou o prefeito.

Quais são os planos para a recuperação da cidade?

Segundo Freitas, o processo de recuperação será longo e desafiador, podendo durar até dois anos. Atualmente, os esforços estão concentrados em garantir abrigo temporário para os desabrigados, com muitos sendo acolhidos em cidades vizinhas como Guaíba e Porto Alegre.

Enquanto Eldorado do Sul luta para se reerguer, a solidariedade se mostra presente com apoio vindo de diversas partes do Brasil. Porto Alegre, sob a gestão do prefeito Sebastião Melo, tem sido um dos pontos de suporte, acolhendo cerca de 400 pessoas de Eldorado do Sul.

Com a água começando a baixar, o foco gradual se voltará para a limpeza da cidade e a restauração da infraestrutura básica. No entanto, a situação permanece incerta para muitos. “Queremos também garantir que as pessoas voltem para casa e também tenham alimentos”, finalizou o prefeito da cidade.