Prédio residencial do RS ganha selo máximo de sustentabilidade; Descubra qual é

O prédio do condomínio IDEA Bagé, no bairro Petrópolis, ganhou a certificação platina do Green Building Council no Brasil. É a primeira vez que a instituição, que avalia construções sustentáveis, entrega á um condomínio residencial o seu reconhecimento na categoria máxima.

Os critérios para a certificação em sustentabilidade incluem uma avaliação em oito categorias: implantação; uso racional de água; energia e atmosfera; materiais e recursos; qualidade ambiental interna; requisitos sociais; inovação e projeto; e créditos de prioridade regional. O processo foi conduzido pela MON Arquitetura. Confira como que o edifício se saiu na avaliação abaixo.

Sustentabilidade trouxe economia de R$ 8 milhões ao condomínio

O IDEA Bagé possuí 128 metros de painéis fotovoltaicos, garantindo energia limpa capaz de gerar três vezes a energia necessária para o condomínio. A fachada possuí um sistema autolimpante, e a irrigação é feita de forma autônoma por um mecanismo de controle de gotejamento. O chuveiro é ecológico, com menor vazão de água, e o aquecimento da água é feito com energia solar.

A iluminação é feita com LED, e na entrada do prédio, há um painel que apresenta os consumos de água, energia e gás. A energia excedente é distribuída entre os apartamentos. Na análise do projeto, foi estimado pelos engenheiros responsáveis que a implementação de soluções ecológicas trouxe uma economia total de R$ 8,099 milhões ao condomínio.

O prédio foi finalizado em janeiro de 2022 e ainda possuí três apartamentos á venda. A empresa responsável, Capitânia, está com dois condomínios residenciais em construção, que buscam atender os mesmos padrões de sustentabilidade do IDEA Bagé.