Prédio mais antigo de Porto Alegre já sofreu diversas mudanças com o passar dos anos; confira imagens

Localizado na capital desde 1790, a Casa Rosada, casarão da Rua Duque de Caxias, é o prédio mais antigo de toda Porto Alegre. Com tanto tempo de existência, o imóvel guarda uma ampla história, tendo sido sede de diversos órgãos públicos de grande importância.

Além disso, o casarão também passou por várias transformações desde sua concepção inicial – desde a finalização de suas obras, o local passou por múltiplas reformas com efeitos variados, como mudanças na fachada e expansão de capacidade. Confira abaixo mais informações sobre a história do prédio mais antigo da capital gaúcha.

Qual a história do prédio mais antigo de Porto Alegre?

Imagem: Reprodução / Memorial do Legislativo

Conforme visto na imagem acima, a Casa Rosada começou como um casarão em arquitetura colonial. Na época, o espaço era usado como a sede para a Provedoria Real da Fazenda, responsável pela arrecadação de impostos – também foi o principal ponto de vários outros órgãos de Porto Alegre, como a Câmara Municipal e a Casa da Junta.

Em 1860, passou por uma reforma significativa. Foi construído um segundo pavimento e a fachada foi reajustada para se adequar a um estilo neoclássico. O imóvel serviu como sede para o parlamento gaúcho até 1967, quando foi fechado. Confira:

Imagem: Reprodução / Memorial do Legislativo

O casarão passaria décadas sem uso, até 1980, quando voltou a ser usado por órgãos públicos. Em 2004, a Assembleia Legislativa retomou a posse e realizou uma obra de preservação da fachada. Em 2010, passou por outra reforma para a inauguração do Memorial do Legislativo.

Imagem: Reprodução / Memorial do Legislativo

Hoje, a Casa Rosada está com a pintura desgastada. Sendo esse um dos prédios mais importantes de Porto Alegre, está prevista uma restauração. O imóvel se encontra na Rua Duque de Caxias, 1029, e está aberto para visitação de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h30, com entrada gratuita.

Imagem: Giulian Serafim / PMPA