Prédio do RS é evacuado por risco de desmoronamento

Um edifício localizado na Rua João Lino Braun, no bairro Boa União, em Estrela-RS, precisou ser interditado na tarde da última quarta-feira (17) após apresentar risco de desmoronamento.

A interdição se deu após a estrutura do edifício apresentar uma série de desgastes e danos, incluindo a queda de revestimento em uma de suas paredes. Além disso, durante a tempestade que ocorreu na última terça-feira (16), a platibanda do prédio, estrutura que oculta a calha e o telhado, ficou pendurada sobre o acesso principal do edifício. Diante da situação, o Corpo de Bombeiros evacuou todos os 29 moradores do prédio e acionou a Defesa Civil.

Após a evacuação, um engenheiro da prefeitura de Estrela fiscalizou o imóvel e constatou o risco para os moradores. Sendo assim, o local recebeu sinal de interdição e só foi permitida a entrada para retirada de pertences e animais de estimação dos apartamentos. Seis cachorros e seis passarinhos foram resgatados do edifício.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Habitação informou que 20 dos moradores passaram a noite na sala térrea do prédio e que foi fornecida água para essas pessoas. Acredita-se que os demais moradores desalojados tenham se abrigado em casas de amigos ou familiares. Para os próximos dias, uma reavaliação do prédio deve ser realizada, e a permanência dos moradores no local será determinada de acordo com as condições do imóvel.

Estragos em Estrela-RS

A tempestade que assolou a cidade de Estrela também deixou outros estragos. Até a tarde da última quarta-feira, a Defesa Civil do município contabilizava 319 casas destelhadas, além de muros derrubados e queda de árvores nos pátios das residências. Mais de cem árvores foram retiradas das vias públicas, e a Defesa Civil disponibilizou 2,5 mil metros de lonas para os moradores atingidos. As ações de recuperação e reconstrução devem seguir nos próximos dias.