Prato típico do RS é considerado um dos melhores do Brasil

Um prato típico do Rio Grande do Sul pode ser considerado, sem dúvidas, um dos melhores do Brasil. Representando não apenas o estado, mas também toda a região sul do país, o arroz carreteiro é facilmente um dos grandes símbolos da cultura gaúcha.

Preparado com arroz, carne de sol e outros ingredientes, esse é um prato típico gaúcho e com fortes conexões à história do estado. É conhecido pela sua praticidade, preparo com itens não-perecíveis e também sabor delicioso. Hoje, pode ser encontrado em todo o país com diversas variações. Confira abaixo mais informações sobre esta que é uma das melhores receitas do Rio Grande do Sul e de todo o Brasil.

Arroz carreteiro é um dos melhores pratos do Brasil

A origem do arroz carreteiro está profundamente ligada às origens do Rio Grande do Sul. O prato foi criado pelos chamados carreteiros, que transportavam cargas em carretas puxadas por bois. Devido ao estilo de vida da profissão, eles necessitavam de receitas práticas para dar andamento à rotina com celeridade.

Por isso, o arroz carreteiro se destacou, como um prato que poderia ser feito com praticidade. Além disso, também é preparado com carne de sol, conhecida como charque, um tipo comumente produzido no RS, que também era a opção ideal de proteína — pelo seu preparo, o alimento se mantém conservado sem refrigeração, o ideal para o estilo de vida dos carreteiros.

Gradualmente, o arroz carreteiro ganhou destaque, sendo incorporado em todo o Brasil. Em Minas Gerais e Goiás, por exemplo, a receita foi levado pelos gaúchos e se popularizou com facilidade. Logo, esse prato é apreciado em todas as regiões do país. Em outros estados, há diversas outras variações, com queijo muçarela, frango, ovo, entre outros ingredientes. No Nordeste e Centro-Oeste, pode ser encontrado pelo nome de Maria Isabel.

Imagem: Reprodução / valeria_aksakova / Freepik