Prato típico do Paraná está entre os 3 melhores do mundo; veja ranking

Carne, bacon e farinha de mandioca formam o delicioso barreado, prato típico do Paraná que além de conquistar o paladar de todos que o provam, também recebeu o título de terceira melhor receita com carne e bacon do mundo pela plataforma TasteAtlas, que mapeia avaliações de usuários e críticas gastronômicas ao redor do globo.

Atualizado no último sábado (4), o ranking reuniu 4 pratos que receberam as melhores avaliações, com notas que poderiam variar de 1 a 5 estrelas.

A lista é liderada pelo delicioso hambúrguer australiano, que leva beterraba em sua composição. O prato é seguido pelos famosos Roudalen alemães, tradicionais rolinhos de carne recheados com diferentes ingredientes, inclusive bacon. Depois do barreado, está o Puchero, ensopado espanhol que leva variados tipos de carne, arroz, macarrão e vegetais como grão de bico, repolho, cenoura e batata. 

Confira os ingredientes que formam o barreado, delicioso prato típico do Paraná e terceiro melhor do mundo

O barreado é um ensopado feito com carne bovina (geralmente cortes de segunda qualidade de carne mais dura e com muita gordura), cebola, tomate, caldo de carne, cominho, louro e bacon frito.

Para fazer esse prato, os cozinheiros costumam colocar todos os ingredientes em uma panela de barro e cobri-los com água. O recipiente é tradicionalmente selado com um anel de massa feito de farinha de mandioca e farinha de trigo. Depois de preparado, o guisado é fervido em fogo baixo por 12 a 48 horas, para que assim, a carne fique tão macia ao ponto de se desfazer.

No Paraná, essa delicia pode ser encontrada em diversos restaurantes. Entre eles, destacam-se os seguintes:

  • Buganvil: localizado na Av. Conde Matarazzo, 721, em Antonina
  • Vila Morretes: localizado na Rua Almirante de Frederico de Oliveira, 155, em Morretes
  • Casa do Barreado: localizado na Rua Doutor José Antônio Cruz, em Paranaguá
  • Ponte Velha: localizado na Rua Almirante de Frederico de Oliveira, 13, em Morretes

Imagem: Freepik