Por que está fazendo tanto frio em Porto Alegre recentemente? Entenda

Os moradores de Porto Alegre estão experimentando um dos invernos mais rigorosos dos últimos anos. Com temperaturas surpreendentemente baixas e uma frequente incursão de massas de ar polar, a cidade vive um mês de julho atípico, com um clima que desafia os habituais padrões da região.

O começo de julho de 2024 trouxe sequências de dias gelados, com máximas que mal ultrapassam marcas habituais. Este ano, a presença constante de frentes frias tem sido notável, provocando um ambiente gélido que afeta diretamente a vida diária na capital gaúcha.

Por que Porto Alegre está enfrentando um frio tão severo?

Desde o início de julho, uma série de frentes frias atravessaram o Rio Grande do Sul, trazendo com elas ar polar e aumentando consideravelmente a nebulosidade. Estes fatores são cruciais para manter baixas as temperaturas na região, algo que começou a ocorrer com mais frequência nos últimos anos.

O frio que se instala em Porto Alegre vai além do desconforto causado pelas baixas temperaturas. A onda de frio atual tem consequências mais amplas, afetando desde a saúde pública, com o aumento de doenças respiratórias, até impactos econômicos, como o aumento do consumo de energia elétrica devido ao uso intensivo de aquecedores.

Segundo especialistas, é provável que as temperaturas comecem a subir após o dia 25 de julho devido ao enfraquecimento do bloqueio atmosférico que mantém o ar frio concentrado sobre a região. No entanto, uma nova frente fria pode chegar entre os dias 26 e 28, possivelmente fazendo deste mês um dos julhos mais frios desde 1961.