Por que as pessoas veem fantasmas? Entenda quais são os motivos

É difícil encontrar alguém que não tenha tido uma única experiência com fantasmas. Em todo o mundo, existe uma grande quantidade de pessoas que acredita já ter visto, escutado ou ter sentido um desses seres paranormais.

Apesar de não existirem estudos científicos que comprovem a existência ou a não existência dos fantasmas, algumas pesquisas explicam porque os “enxergamos”.

A seguir, confira alguns dos fatores que podem te fazer enxergar ou sentir fantasmas, de acordo com o portal Terra.

Entenda porque algumas pessoas acreditam já terem visto fantasmas

Paralisia do sono

Assustadora e totalmente desconfortável, a paralisia do sono é responsável por grande parte das experiências com “fantasmas”.

Quando esse distúrbio ocorre, a pessoa acorda mas não consegue se mover ou falar. Em outras palavras, ela fica presa entre o sono e o despertar. Muito comum, essa condição pode causar alucinações e fazer com que as pessoas acreditem estar vendo ou sentido outros seres.

Fungos

O estado da sua casa também pode estar relacionado com a aparição de fantasmas.

De acordo com pesquisas, ambientes com fungos, que são escuros e úmidos, apresentam baixa qualidade do ar, o que pode causar diferentes efeitos psicológicos nas pessoas, as fazendo enxergar ou sentir a presença de seres estranhos.

Traumas

Ao longo da vida, as pessoas podem passar por diferentes traumas, que têm o poder de mudar vidas para sempre, deixando fortes marcas.

Em uma pesquisa, 88 pacientes foram analisados pela renomada psiquiatra Lenore Terr, que chegou a seguinte conclusão: enxergar ou sentir fantasmas pode ser um tipo de alucinação causada por traumas e vivências ameaçadoras.

No estresse pós-traumático, o cérebro dos indivíduos tenta processar o que aconteceu, e durante essa fase, algumas pessoas passam a ver ou ouvir imagens e vozes inexplicáveis.

Sugestões mentais

Em 2003, Richard Wiseman, divulgou os resultados de algumas pesquisas feitas em sessões espíritas falsas organizadas por ele mesmo. Em um desses encontros, uma médium falsa afirmava que uma mesa tinha se movido, sem de fato, ter se mexido. Apesar de nada ter acontecido, um terço dos participantes relatou ter testemunhado o movimento da mesa.

Após análises, Wiseman chegou a conclusão de que as pessoas que creem no sobrenatural têm mais chances de perceber coisas incomuns do que àquelas que não compartilham dessas crenças.

Imagem: Sergeeva / Getty Images