Por que 2 de novembro é feriado? Entenda como surgiu o Dia de Finados

O dia dos finados foi instituído no ano de 998, no século X, na França. A data foi estabelecida por Odilo de forma oficial, como uma maneira de unificar as comemorações aos mortos neste dia. Desde então, a data ficou marcada como feriado nacional.

Vale ressaltar que antes da unificação, entre os séculos 2 e 10, o período da Idade Média, os rituais de lembrança aos mortos aconteciam em dias variados, pois não havia nenhuma data específica para o cristão. Normalmente as cerimônias eram feitas pelos próprios familiares após o terceiro dia de enterro da pessoa.

Veja mais informações sobre essa data e por que ela se tornou um feriado!

Destaque do dia 2 de novembro

Com o passar do tempo, a data foi ganhando destaque, principalmente nas Américas. Mas foi só em 1915 que o papa Bento XV permitiu que os sacerdotes celebrassem missas pelos mortos, de acordo com a Igreja Católica.

Atualmente, no Brasil, o dia 2 de novembro é feriado nacional estabelecido pela Lei nº 10.607 desde 2002. Nessa data, milhões de pessoas lembram de seus entes queridos e vão ao cemitério levar suas flores, velas, sentimentos e orações.

Mas afinal, o que deve continuar funcionando neste feriado?

Finados é um feriado nacional e, por isso, pode influenciar no horário de funcionamento de comércios e outros estabelecimentos. Por exemplo, as agências bancárias e os correios devem ficar fechados na quinta-feira (2).

Apenas trabalhos essenciais como pronto-socorro devem funcionar normalmente neste feriado. No comércio, por outro lado, tem autonomia para determinar o seu horário de funcionamento, apesar de ser um Feriado Nacional.