População de SC recebe ótima notícia sobre furtos e roubos de veículos

O estado de Santa Catarina apresentou em 2023 o menor número de furtos e roubos de veículos registrados nos últimos quatro anos. A queda alcançou percentuais expressivos, sendo de 19,63% para os roubos e de 8,6% nos furtos, os menores índices para o período.

A Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (DFRV) foi a responsável pela divulgação dos dados. Os números demonstram a diminuição destes crimes que podem render de 1 a 10 anos de prisão.

No ano anterior, a soma dos furtos e roubos chegou a 9.181. No entanto, quatro anos depois, foram registrados 8.685 ocorrências, demonstrando a tendência de queda. Especificamente em 2022, foram contabilizados 8.258 furtos no estado. Essa estatística baixou para 7.548 no último ano.

Os roubos de veículos também apresentaram importante redução. Em comparação ao ano de 2022, com 1.391 roubos, no ano seguinte foram notificados apenas 1.118 roubos de veículos.”

Trabalho conjunto leva à queda nos índices em SC

A redução dos crimes é atribuída pela Polícia Civil à ação integrada de inteligência entre os órgãos de segurança pública de Santa Catarina. Conforme salientou o delegado Diego Azevedo, as autoridades têm intensificado as investigações sobre quadrilhas especializadas na aquisição e comercialização de peças automotivas.

O furto é caracterizado pela subtração de coisa alheia móvel para si ou para outro, sem a presença de violência ou grave ameaça, com o objetivo definitivo de posse. A pena para esse crime pode variar de 1 a 4 anos e multa. Já no roubo, há a existência de violência ou ameaça direcionada à vítima, podendo haver condenação entre 4 a 10 anos de prisão, além de aplicação de multa.

Em ambos os casos, as ações de repressão e combate a estes crimes têm se mostrado eficientes em Santa Catarina, resultando nos menores índices dos últimos quatro anos.