Ponto turístico que desabou tem trecho liberado no RS

A plataforma marítima de Atlântida, em Xangri-Lá, no Litoral Norte do Rio Grande do Sul, teve um trecho liberado aos pescadores neste sábado (21), uma semana após parte da estrutura do ponto turístico desabar.

Vale ressaltar que, devido ao desabamento, a estrutura estava interditada preventivamente, a fim de evitar a queda de outra parte do ponto turístico. Na madrugada do dia 15 de outubro, no domingo, ela veio abaixo. No desabamento, ninguém ficou ferido.

Sendo assim, após a avaliação de um engenheiro responsável pela estrutura, os 70 metros iniciais foram liberados pelo Corpo de Bombeiros, por não apresentar risco de desabamento, evitando o risco de acidentes.

Um tapume delimita a faixa segura e liberada. No total, a plataforma avança 280 metros sobre o mar. Veja mais informações sobre a liberação e como ocorreu o desabamento!

Trecho de ponto turístico desaba

A plataforma desabou no dia 15 de outubro. Um dos principais pontos turísticos do Litoral Norte do Rio Grande do Sul recebe, anualmente, cerca de 30 mil turistas. Além disso, em algumas épocas do ano, é possível ver baleias no local.

Por se tratar de um ponto turístico de suma importância para a região, na última sexta-feira (20), houve uma reunião entre o município de Xangri-Lá, a Associação dos Usuários da Plataforma Marítima da Atlântida (Asuplama) e o Ministério Público Federal, que decidiram continuar os estudos sobre a viabilidade técnica de uma reforma.

De acordo com a Associação dos Usuários da Plataforma Marítima da Atlântida (Asuplama), o local é usado principalmente para pesca, onde cerca de 350 pescadores estão cadastrados para atividades na plataforma. A plataforma foi fundada em agosto de 1970. A gestão é da associação dos usuários.

Imagem: Castro / Especial CP