Pontes famosas em SC têm grande risco de queda! Moradores estão apavorados

Segundo o relatório da empreiteira Nova Engevix, duas pontes muito populares de Santa Catarina apresentam uma “corrosão bastante avançada”, além de riscos estruturais. As pontes Colombo Salles e Pedreiro Ivo Campos ligam a região Continental de Florianópolis à Ilha de Santa Catarina. De acordo com o governo estadual, cada uma das estruturas serve de passagem diária para cerca de 120 mil veículos.

O relatório informa que a corrosão avançada também foi identificada na Ponte Pedro Ivo Campos, “acompanhada de desplacamentos do concreto de recobrimento da armadura em sua face inferior”. O texto ainda diz que “esta armadura é responsável por manter a estabilidade do bloco face aos esforços transmitidos pelos pilares”.

Obras das pontes devem ser concluídas em 180 dias

De acordo com o Ministério Público de Santa Catarina, o órgão propôs um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) à Secretaria de Estado da Infraestrutura (SEI) para acabar com os problemas de ambas as estruturas. As obras precisam ser concluídas em 180 dias.

A Secretaria da Infraestrutura tem um prazo de 10 dias para responder se aceita ou não o acordo do MP-SC. Caso não haja retorno, o Ministério Público afirma que medidas judiciais e extrajudiciais poderão ser tomadas. “Se não assinarem, nós tomaremos as medidas judiciais cabíveis. Podendo ser, uma delas, um pedido de interdição parcial das pontes para aliviar o peso, a sobrecarga daquelas estruturas”, informou.

Em nota, a Secretaria de Estado da Infraestrutura informou que “não existe risco iminente de um sinistro mais grave em qualquer uma das pontes” e que “as barras de aço rompidas que aparecem nas imagens divulgadas não têm mais função estrutural”.

A SEI também informou que “as barras de aço rompidas que aparecem nas imagens divulgadas não têm mais função estrutural para as pontes, considerando-se que os tirantes internos executados recentemente substituíram essas armaduras”.

Imagem: Divulgação / Nova Engevix