Ponte entre RS e SC começa a ser reconstruída após tragédia

Na última quarta-feira (25), a Ponte Pênsil que liga Passo de Torres, em Santa Catarina, a Torres, no Litoral Norte do Rio Grande do Sul, começou a ser reconstruída. A estrutura original desabou em fevereiro de 2023, após cabos de sustentação romperem. Na ocasião, um jovem morreu e outras 16 pessoas ficaram feridas.

As obras são fruto de uma parceria entre a prefeitura de Passo de Torres e o governo de Santa Catarina, com um investimento estimado de pouco mais de R$ 700 mil. Inicialmente, a estrutura deveria ficar pronta até abril de 2024, porém, a construtora responsável pela reconstrução disse que existe a possibilidade de conclusão até 20 de dezembro deste ano.

Relembre o desabamento da ponte

A ponte caiu no dia 20 de fevereiro deste ano, durante o feriado de Carnaval. A estrutura, que suportava até 20 pessoas, estava superlotada no momento da queda. De acordo com o secretário de Turismo de Torres, Matheus Junges, o acidente aconteceu por volta das 2h30, quando um grupo de pessoas voltava a pé de Passo de Torres para Torres depois de uma festa.

Segundo a prefeitura, cerca de 100 pessoas estavam em cima da ponte.

Brian Grandi, de 20 anos, fazia parte do grupo que passavam pela ponte no momento do acidente. Ele morreu após cair no rio Mampituba. O corpo foi encontrado quatro dias após a queda.

Na época, foi descoberto que ela estava sem a manutenção adequada, que de acordo com as conclusões do inquérito entregue à Justiça em julho pela polícia Civil de Santa Catarina, deveria ter sido realizada pela prefeitura de Passo de Torres. A conclusão foi de que a ponte caiu devido ao rompimento de um cabo de aço, mas o inquérito não apontou responsabilidades na queda por conduta ou omissão.

Imagem: Corpo de Bombeiros de Passo de Torres/Divulgação