Ponte do Guaíba pode cair? Veja o que diz o relatório mais recente

Um relatório do governo federal a respeito da nova Ponte do Guaíba traz preocupação para os cidadãos gaúchos. Sob análise da Controladoria-Geral da União (CGU), um erro na obra pode colocar a segurança da ponte em risco.

De acordo com o documento, um trecho na região do Canal Furado Frente foi construído 44 cm mais baixo do que foi exigido pelo Departamento Nacional de Infraestrutura dos Transportes (Dnit). Confira abaixo mais detalhes sobre o caso.

Órgão federal afirma que Ponte do Guaíba pode ter riscos estruturais

Em resposta aos possíveis riscos estruturais, o Dnit aponta que não há perigo. Porém, o CGU afirma que não haver nenhum risco identificado também pode ser um indicativo de uma fiscalização inadequada.

“O fato de não existir nenhum risco identificado constitui indicativo da possibilidade de uma inadequada gestão dos riscos por parte da Autarquia, o qual redunda em aumento da exposição dos riscos provavelmente existentes, e não identificados”, aponta o órgão de controle.

O CGU solicita que o Dnit faça um levantamento de todas as falhas ocorridas na construção da ponte, também realizando as correções devidas e implementação de mecanismos para evitar possíveis problemas futuros. Segundo a Controladoria-Geral, o departamento deve se responsabilizar pelo ocorrido.

Obra traz transtornos para moradores

A nova ponte do Guaíba foi inaugurada há 3 anos, acarretando custos de R$ 779 milhões aos cofres públicos. Desde então, a obra foi alvo de diversas polêmicas — sua inauguração foi realizada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro sem estar concluída em plenitude, restando mais trabalhos em sua infraestrutura.

Segundo reportagem do Correio do Povo, em janeiro de 2023 ainda haviam cerca de 400 famílias residentes da área da construção que estavam com a vida afetada pelas obras. Os moradores já sofreram com vandalismo, lixo, poeira e alagamentos, aguardando a dois anos pelas promessas do governo de realocação e compensação financeira.