Político cria projeto para definir nova capital do RS

Um político criou um projeto para definir uma nova capital do Rio Grande do Sul. A proposta transformaria a cidade de Piratini, no sudoeste gaúcho, em capital simbólica do RS em todo dia 20 de setembro.

A proposta foi indicada pelo vereador Jimmy Carter Gonçalves (MDB) no fim do ano passado e deve ser protocolada pelo deputado estadual Carlos Búrigo (MDB) em breve. O projeto foi inspirado por uma iniciativa similar no estado de Alagoas, com o objetivo de trazer mais visibilidade ao município, que tem uma importância história na região. Confira abaixo mais informações sobre a proposta.

Político apresenta projeto para definir capital simbólica do Rio Grande do Sul

Uma iniciativa similar ocorreu em Alagoas: no ano passado, o estado aprovou uma lei que transfere a capital de Maceió para o município de Marechal Deodoro em todo dia 15 de novembro. De acordo com o vereador Jimmy Carter Gonçalves, a proposta para o Rio Grande do Sul foi inspirada nesta ideia.

O vereador afirma que a intenção do projeto é trazer reconhecimento à Piratini, graças ao seu papel na história do estado. A data, 20 de setembro, foi escolhida por ser o dia no qual ocorrem festejos da Semana Farroupilha. Segundo Gonçalves, a medida serviria para “dar mais visibilidade para a cidade, da mídia, do próprio governo e até de fora do Estado, montando simbolicamente um gabinete”

Também seria uma compensação e justiça histórica a uma cidade que com muita luta e bravura se solidificou os ideais de Liberdade, Igualdade e Humanidade que foi a base formadora do povo gaúcho”, aponta Carlos Búrigo (MDB).

Piratini tem aproximadamente 20 mil habitantes em um território de cerca de 3,5 mil km². A cidade tem uma importância histórica como a primeira capital da República Rio-grandense por diversos períodos durante a Revolução Farroupilha.

Imagem: Reprodução / Estância Virtual