Polícia Civil faz operação contra criminosos que aplicavam golpes no RS e SC

A Polícia Civil realizou na manhã desta quinta-feira (23) uma operação contra grupo criminoso responsável por aplicar golpes com a compra de caminhões em sites de venda online. Estima-se que a organização tenha tido lucros de R$ 1,5 milhão com revenda dos veículos.

A operação foi realizada pela Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) de Caxias do Sul. Os agentes cumpriram quatro mandados de busca e apreensão nos bairros Planalto, Cristo Redentor e Lourdes e também na cidade de Flores da Cunha. Confira mais detalhes sobre a ação dos policiais abaixo.

Golpistas lucram R$ 1,5 milhão com golpes em venda de veículos

O delegado Luciano Righês Pereira afirma que os golpistas aplicavam o golpe a partir de anúncios de venda de veículos em sites na internet. Assim que escolhiam a vítima, iniciavam as negociações.

Em conversa com os vendedores, os criminosos simulavam depósitos com envelopes vazios em terminais de autoatendimento, enviavam o comprovante às vítimas, que, acreditando na veracidade, faziam a transferência dos caminhões. A etapa final do golpe era o transporte dos veículos para a Serra gaúcha, onde lucravam com a revenda para terceiros.

O trabalho investigativo durou cerca de sete meses e foi realizado em colaboração da Polícia Civil com a Polícia Rodoviária Federal. Até o momento, oito veículos foram apreendidos e oito membros foram presos, incluindo o próprio líder da organização. De acordo com a investigação, o grupo conta com 18 integrantes, divididos hierarquicamente, cada um com sua própria função.

Segundo as informações da Polícia Civil, os criminosos já aplicaram o golpe em diversas cidades do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina — no RS, foram registradas ocorrências do crime em Caxias do Sul, Ijuí, Barra do Ribeiro, São Bento do Sul, Bento Gonçalves, Butiá, Giruá, Santana do Livramento, Sananduva, Guaporé, Santa Maria e Boqueirão do Leão.