Polícia Civil encontra mulher desaparecida há 44 anos

A Polícia Civil localizou na última quinta-feira (2) uma mulher que estava desaparecida há 44 anos, em Garibaldi, na Serra do Rio Grande do Sul. A idosa, de 73 anos, foi encontrada em um hotel do município, após denúncias apontarem que uma pessoa estava vivendo no local em situação de maus-tratos.

A mulher foi encontrada no hotel, fisicamente bem, mas com sinais de confusão mental, que, segundo o delegado Marcelo Ferrugem, podendo ser um sinal de Alzheimer. De acordo com o delegado, o local não possuía iluminação natural, péssimas condições de higiene e nenhum banheiro próximo.

Idosa encontrada pela Polícia está desaparecida desde 1979

De acordo com a Polícia Civil, a mulher decidiu se afastar da família em 1979, perdendo completamente o contato com parentes. Os familiares vivem em Cachoeirinha, na Região Metropolitana de Porto Alegre, a 117 km de Garibaldi, onde a idosa foi encontrada, depois de 44 anos desaparecida.

O desaparecimento da mulher foi registrado em 2021, quando uma sobrinha soube de uma campanha de identificação de desaparecidos. Ela fez o registro e deixou o material genético para identificação por DNA. A investigação aponta que a busca começou antes mesmo do registro formal na polícia. Os familiares já foram buscar a idosa, que receberá acompanhamento psicológico.

A investigação aponta que a mulher trabalhou no local entre os anos 1999 e 2000, como auxiliar de limpeza. Segundo a Polícia, a idosa não estava presa em cativeiro, e tinha liberdade de locomoção. No entanto, foi instaurado um inquérito para investigar se a mulher se encontrava em situação análoga a escravidão ou sofria maus-tratos.