Pix Internacional já tem data para sair? Veja últimas atualizações!

O Pix é uma das soluções digitais mais populares do Brasil. O sistema implementado pelo Banco Central traz rapidez e praticidade sem taxas.

Em razão do sucesso de utilização, uma iniciativa quer levar a experiência do Pix para outros países do mundo. Chamada de Nexus, a nova proposta está sendo projetadas pelo Bank for International Settlements (BIS), instituição com sede na Suíça conhecida como o “Banco Central dos bancos centrais”. 

O BIS está liderando este projeto que, se for aprovado, ligará cerca de 60 países que já possuem sistema de pagamentos instantâneos. 

Atualmente, a iniciativa está na etapa de testes chamada de “Proof of Concept”, ou “Prova de Conceito”, situação em que são realizadas simulações para comprovar a viabilidade das transações em grande escala. Esta etapa inicial deve ocorrer até o fim do ano. 

O Nexus conecta, em sua fase inicial, três sistemas de pagamento de Cingapura, da Malásia e da Zona do Euro, esta representada pelo Banco da Itália. Até então, o projeto tem feito uma simulação dos pagamentos, sem utilizar dinheiro de verdade.

A iniciativa desenvolvida pelo BIS Innovation Hub já realizou 30 workshops com operadores de sistema de pagamento instantâneo pelo mundo, bancos centrais e grandes bancos que operam nos mercados de câmbio e pagamentos internacionais. 

Quando chega o Pix Internacional? 

Para o Pix Internacional finalmente estar disponível para os brasileiros uma série de medidas precisam ser aprovadas e alguns empecilhos estão no caminho. Dentre eles está o câmbio entre moedas diversas, além do  processo de checagem de dados para dificultar pagamentos ilícitos e as diferentes linguagens dos sistemas de pagamentos ao redor do mundo.

Quando o recurso estiver disponível, cada país poderá se conectar à plataforma Nexus ao invés de criar um padrão exclusivo entre cada um. A conexão única deve permitir que o pagamento seja feito de forma instantânea para qualquer país que integre a rede