Pix fora do ar: o que acontece se o dinheiro não cair na conta destino?

A ferramenta lançada pelo Banco Central (BC), o PIX, tornou-se um sucesso de público em pouco tempo. Em apenas 10 segundos, a operação gratuita pode transferir um valor de uma conta para a outra. Mas, o que fazer quando o Pix não chega na conta destino?

Embora possa ser tão rápido quanto 10 segundos, o Pix pode demorar uma hora até cair na conta. Existem vários motivos para o atraso ocorrer, como: transação muito além do valor habitual e, por isso, tenha despertado um alerta ou pode ser que esteja sendo processado por um Provedor de Serviços de Pagamento (PSP) muito burocrático.

Se, ao final de uma hora, o dinheiro ainda não tiver chegado ao destino, nem voltado ao remetente, está na hora de seguir as dicas abaixo.

O Pix não chegou, e agora?

Algum problema ocorreu. Pode ter sido uma falha no servidor, suspeita de fraude ou erro no destinatário.

Entre em contato com o SAC

Primeiramente, você deve entrar em contato com o SAC do banco, carteira digital ou qualquer plataforma que você esteja usando. Caso tenha havido um erro nos servidores deles, há uma obrigação de resolver o problema.

Faça um post no Reclame Aqui

O Reclame Aqui é um site utilizado para compartilhar problemas com determinados serviços. Como a maioria das empresas se importam em aumentar a nota da plataforma, é muito provável que alguém te responda.

Use as redes sociais

Chamar a atenção da empresa por meio das redes é uma forma de fazê-las ouvir a sua reclamação.

Meios jurídicos

Caso nada funcione, é possível abrir uma reclamação junto ao Procon ou registrar uma reclamação no Banco Central.