Péssima notícia preocupa moradores de cidade do RS

De acordo com o jornal GZH, o empresário Denival Ferreira Júnior, proprietário da empresa Plural Serviços Técnicos, enfrenta acusações de fraude em licitações nos Estados do Rio de Janeiro e de Minas Gerais. Recentemente, a Plural foi selecionada em pregão eletrônico para assumir a coleta automatizada de lixo em Porto Alegre, substituindo o Consórcio Porto Alegre Limpa. O contrato deste último está em processo de rescisão devido a problemas na prestação de serviços.

Até o momento, não há decisão que inclua a empresa no Cadastro de Empresas Inidôneas e Suspensas (Ceis) do Governo Federal, o que a impediria de ser contratada pelo setor público.

Emaranhado legal: Desafios e processos em andamento

O processo de documentação junto à prefeitura de Porto Alegre foi oficialmente aprovado, porém, o contrato ainda está pendente de assinatura devido à formação do Consórcio POA KA Plus pela empresa Plural em parceria com a Kawwa Serviços e Empreendimentos LTDA. Para que esse consórcio seja regularizado, é necessário obter a aprovação da Junta Comercial.

Denival Ferreira Júnior, por sua vez, está envolvido em um processo decorrente da Operação Sanus, conduzida pelo Ministério Público de Minas Gerais em novembro de 2017. Nessa operação, foram investigadas práticas de fraude e sobrepreço na contratação de empresas no município de São Lourenço. Como resultado, cinco pessoas foram presas preventivamente, todas com vínculos com o Serviço Autônomo de Água e Esgoto da cidade.

Denival, juntamente com outros empresários, foi alvo de mandados judiciais para quebra de sigilo. Desde 2020, ele figura como réu nesse processo, juntamente com outras cinco pessoas. O processo continua em progresso, na etapa de instrução, na qual estão sendo coletadas evidências e depoimentos, porém ainda não houve uma decisão final sobre o mérito da questão.

“A operação foi desencadeada a partir da constatação de que a diretoria da autarquia direcionou licitações para que as empresas Carri Carvalho & Ribeiro Transporte Ltda. e Plural Serviços Técnicos Ltda. fossem vencedoras de certames, envolvendo a varrição e a capina de vias públicas, coletas e transporte de resíduos sólidos urbanos até a destinação final” , disse o promotor Leandro Pannaim Rezende em coletiva de imprensa à época.

Imagem: Divulgação/Governo do RS