Pesquisa revela piores rodovias de Santa Catarina

Ao dirigir pelas principais rodovias de Santa Catarina, a experiência é sempre angustiante. O carro sacode violentamente ao passar pelos buracos e as laterais da estrada estão deformadas em ziguezague. A pista é simples e muitas vezes não há acostamento ou ele é estreito.

Essa situação se repete com variações, mas sempre de forma angustiante, em diversas das principais estradas de Santa Catarina. A lista é longa e inclui a BR-158, SC-350, SC-283, BR-153, BR-470, BR-282, BR-163, SC-305, SC-477 e outras, especialmente as piores. A situação é ainda mais crítica na região do Extremo-Oeste, onde a Confederação Nacional do Transporte (CNT) identificou o pior trecho de uma BR no país, em novembro, após percorrer 110 mil quilômetros de estradas pavimentadas pelo Brasil.

Investimentos em infraestrutura rodoviária são necessários em Santa Catarina, segundo a FETRANCESC

Dagnor Schneider, presidente da Federação das Empresas de Transportes de Cargas e Logística de Santa Catarina (Fetrancesc), alerta que as rodovias federais e estaduais do estado estão entre as piores do Brasil. Essa afirmação é baseada nos dados divulgados pela Pesquisa da Confederação Nacional de Transportes (CNT), que motivou um encontro entre representantes do setor e governos federal e estadual nos últimos dias. A Fetrancesc busca sensibilizar as autoridades para que invistam na recuperação da malha rodoviária catarinense.

De acordo com a pesquisa da CNT, seria necessário um investimento de R$ 3 bilhões para recuperar 68,2% dos trechos avaliados em Santa Catarina. Schneider afirma que a situação é ainda pior nas rodovias estaduais, o que resulta em um aumento de custos de pelo menos 30% para os transportadores.

Segundo o presidente da Fetrancesc, essa condição é resultado dos baixos investimentos em infraestrutura por parte da União e do Estado. Para reverter o cenário, ele defende a mobilização da sociedade e do governo para que Santa Catarina receba os investimentos necessários, criando um ambiente saudável para a mobilidade dos cidadãos e para que o setor de transportes de cargas possa realizar suas atividades com segurança e produtividade. Para isso, Schneider afirma que é importante também contatar os deputados estaduais e federais e senadores, buscando um esforço conjunto para melhorar a condição das rodovias do estado.

Fonte: NSC e Rádio Rural

Foto: Ronaldo Bernardi / Agencia RBS