Pesquisa revela bairro de Porto Alegre com mais vendas de apartamentos

De acordo com um levantamento recente da startup Loft, apartamentos com até 90 metros quadrados foram os únicos com crescimento de vendas em Porto Alegre de janeiro a setembro. O avanço foi de 9,9% sobre o mesmo período de 2022. Na cidade, o bairro que apresentou o maior aumento na venda desse tipo de imóvel foi o Cidade Baixa (122,1%). As informações são da GZH.

O gerente de dados da Loft, Fábio Takahashi, explica que a Cidade Baixa teve muitos lançamentos e tem uma população mais jovem, que procura por apartamentos menores. Atrás desse bairro, estão Sarandi, com crescimento de 36% nas vendas, Rubem Berta (26,4%), Partenon (25,2%) e Passo das Pedras (14,2%).

A pesquisa foi feita com dados da prefeitura de imóveis novos e usados.

Venda de apartamentos maiores cai em Porto Alegre

Diferente dos menores, a venda de apartamentos médios e grandes caiu. No caso dos médios, entre 90 e 139 metros quadrados, a queda foi 6%. Já entre os maiores, com mais de 140 metros quadrados, a redução foi de 17,8%.

Ao todo, 4.875 apartamentos de até 90 metros quadrados foram comercializados na cidade no período da análise. Essa quantidade pode ser explicada pelos preços, que normalmente são mais baixos do que os de imóveis maiores. No caso dos médios e dos grandes, foram comercializados 2.712 e 1.396, respectivamente.

“Na pandemia, se precisava de espaços maiores, agora não mais. E a taxa de juro impactou o financiamento imobiliário, fazendo as pessoas buscarem unidades menores”, diz Takahashi, que vê que o mesmo acontece no resto do país.

Cidade Baixa está entre os bairros com o metro quadrado mais caro da Capital

Apesar de liderar as vendas de imóveis com até 90 metros quadrados, a Cidade Baixa está entre os bairros mais caros de Porto Alegre. Lá, o metro quadrado custa cerca de R$ 39,7.

Os dados são de uma pesquisa de uma empresa brasileira do ramo imobiliário que analisou nos últimos 12 meses os preços dos aluguéis cobrados nos 42 bairros de Porto Alegre.