Passe livre: saiba se Porto Alegre terá ônibus de graça nas eleições 2022

Porto Alegre não oferecerá passe livre no transporte público para que os eleitores se desloquem até os colégios eleitorais neste domingo (2) das eleições 2022. 

Segundo a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), as linhas e horários serão incrementadas, porém a tarifa ainda será cobrada. 

Em uma lei sancionada em dezembro de 2021 pelo prefeito da Capital, Sebastião Melo, ficou estabelecido que a cidade teria apenas duas datas para isenção do transporte a fim de reduzir o impacto da gratuidade. Conforme o texto aprovado pela Câmara dos Vereadores, Porto Alegre contou com dois dias obrigatórios sem cobrança nos ônibus, um no feriado de Nossa Senhora dos Navegantes (2 de fevereiro) e outro no “Dia D” de vacinação.

No entanto, a lei permite que sejam autorizados até seis dias de passe livre por ano, sendo dois obrigatórios e dois opcionais. A norma anterior, que estava em vigor desde 1995, estabelecia até 12 dias de passe livre. 

O projeto de lei encaminhado ao Legislativo no ano passado argumentava que o custeio da isenção impactava no valor da passagem pelo resto do ano. Porém, o chefe do Executivo também citava uma isenção no dia das Eleições. “Entendemos ser imprescindível a extinguirmos o passe livre nas datas em que ocorrem eleições, uma vez que não mais persiste situação fática que justifique a necessidade de tal isenção. Isso porque a ampla distribuição geográfica das seções eleitorais no Município de Porto Alegre atualmente permite aos eleitores votarem em local próximo à sua residência, o que afasta a necessidade do uso do transporte coletivo em tais deslocamentos”, informa o texto.

Como funcionarão as linhas de ônibus em Porto Alegre nas eleições 2022?

 Até o momento da divulgação desta matéria, a Prefeitura de Porto Alegre bem como a Empresa Pública de Transporte e Circulação não haviam se pronunciado sobre o funcionamento e os horários do transporte público para as eleições.